terça-feira, 13 de março de 2012

Sala da Educação Pré-Escolar na Lagarteira

Ontem (12 de Março de 2012) esteve reunida a Direcção da Associação de Pais da Escola EB1 da Lagarteira. Um dos pontos da nossa reflexão foi a possibilidade de se pensar na instalação de uma turma da Educação Pré-escolar na Escolas EB1 da Lagateira. Não temos um conhecimento fechado sobre as condições em que tal será possível, no entanto, elaborámos um texto que já foi enviado para diversas entidades:


Exmº Sr. Director do Agrupamento de Escolas de Canelas
(C/C Direção Regional de Educação do Norte, Junta de Freguesia de Canelas, Câmara municipal de Vila Nova de Gaia, FEDAP Gaia)
A Associação de Pais da Escola EB1 da Lagarteira, Canelas (Vila Nova de Gaia) considerando que:
- A Lei de Bases dos Sistema Educativo, tantas vezes esquecida, mas ainda em vigor e aprovada por unanimidade no Parlamento refere, no seu artigo 4º que: 2 - A educação pré-escolar, no seu aspeto formativo, é complementar e ou supletiva da ação educativa da família, com a qual estabelece estreita cooperação.”
- O mesmo documento apresenta os objetivos da Educação Pré-Escolar (artigo 5º) e remete para que seja o estado a assegurar a sua existência.

Vem solicitar a vossa Excelência que considere a possibilidade de criar uma sala da Educação Pré-Escolar nas instalações da Escola EB1 da Lagarteira.
Recordamos alguns elementos que poderão relevar positivamente para a sua decisão:
- a escola tem uma sala vazia, com as condições necessárias ao seu funcionamento; O investimento inicial seria apenas em material escolar, para o qual poderão, desde já contar com o apoio desta associação.
- no Agrupamento de Canelas a oferta da rede pública da Educação Pré-Escolar é ainda deficitária no que diz respeito aos meninos de 4 e 5 anos, situação que é ainda mais evidente na realidade concreta da Freguesia de Canelas;
- a crise económica, fortemente marcada pelo desemprego jovem, tem levado muitos casais a retirarem os seus filhos das instituições privadas, optando por manter as crianças em casa até à entrada na educação Escolar. Uma sala da rede pública permitiria dar resposta a um número significativo destes casos.
- a articulação vertical entre a Educação Pré-escolar, a funcionar no mesmo espaço, com a escola do 1ºciclo, tornará mais efetivo o trabalho no primeiro ciclo do ensino básico.

Certos da sua atenção,
A Direção da Associação de Pais da Escola EB1 da Lagarteira
Canelas, 12 de março de 2012

Sem comentários: